Verificação de Aprendizagem - Tema I
Question 1 Antonio Gramsci (1891–1937)
que, apesar de não ser um teórico da educação, foi o marxista
"clássico" que mais avançou na reflexão sobre a escola, apontando sua
função dialética e de outras instituições, na instância da sociedade civil, no
sentido de, contraditoriamente, conservar e minar as estruturas sociais
vigentes, hegemônicas. Assim fundamentou-se qual teoria?
RESPOSTA: Teoria dialética da educação
Question 2 Com relação ao texto abaixo
marque a opção correta:
Tem relação com o rendimento global das
empresas e se consolida nos seguintes elementos: Manter-se no mercado; Impactar
a realidade em que a instituição está inserida; Apresentar resultados globais
positivos em todo o tempo.
RESPOSTA: Efetividade
Question 3 Com relação a Planejamento e
Gestão Educacional marque a opção
correta.
I.O termo planejamento, no âmbito do
senso comum, relaciona-se com a atividade de planejar e a de arquivar.
II. A inexistência de um bom planejador
pode impossibilitar a realização de objetivo(s) definido(s) no planejamento.
III. O planejamento só é valorizado,
quando tem a função de organizar uma ação que considera a liberdade e a riqueza
de contribuição dos participantes de um determinado grupo.
RESPOST: Todos os itens estão correto
Question 4 Juscelino Kubitschek (1956-1961)
construiu Brasília para ser a sede do governo federal deixando a
industrialização aos cuidados do Sudeste. A criação da SUDENE (Superintendência
do Desenvolvimento do Nordeste, em 1959), tinha qual finalidade?
RESPOSTA: Promover o desenvolvimento na sua área de atuação e a
integração competitiva da base de produção regional
Question 5 Embora as teorias
crítico-reprodutivistas tenham desvelado a realidade da educação nas sociedades
de classes – o que representou grande avanço na Sociologia da Educação –
provocaram perplexidade e certo imobilismo nos educadores que se negavam a
exercitar a função meramente reprodutora, que lhes reduzia de professores a
impostores a serviço da classe dominante. Com relação as teses, quais as que se
fortaleceram?
RESPOSTA: Sociedade sem
escolas (Ivan Illich), falência da escola pública, com efeitos contraditórios
Nenhum comentário:
Postar um comentário