Tradução

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Verificação de Aprendizagem - Tema I



Verificação de Aprendizagem - Tema I

Question 1 Antonio Gramsci (1891–1937) que, apesar de não ser um teórico da educação, foi o marxista "clássico" que mais avançou na reflexão sobre a escola, apontando sua função dialética e de outras instituições, na instância da sociedade civil, no sentido de, contraditoriamente, conservar e minar as estruturas sociais vigentes, hegemônicas. Assim fundamentou-se qual teoria?
RESPOSTA: Teoria dialética da educação
Question 2 Com relação ao texto abaixo marque a opção correta:

Tem relação com o rendimento global das empresas e se consolida nos seguintes elementos: Manter-se no mercado; Impactar a realidade em que a instituição está inserida; Apresentar resultados globais positivos em todo o tempo.
RESPOSTA: Efetividade
           
Question 3 Com relação a Planejamento e Gestão Educacional  marque a opção correta.

I.O termo planejamento, no âmbito do senso comum, relaciona-se com a atividade de planejar e a de arquivar.

II. A inexistência de um bom planejador pode impossibilitar a realização de objetivo(s) definido(s) no planejamento.

III. O planejamento só é valorizado, quando tem a função de organizar uma ação que considera a liberdade e a riqueza de contribuição dos participantes de um determinado grupo.
RESPOST: Todos os itens estão correto

Question 4 Juscelino Kubitschek (1956-1961) construiu Brasília para ser a sede do governo federal deixando a industrialização aos cuidados do Sudeste. A criação da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em 1959), tinha qual finalidade?
RESPOSTA: Promover o desenvolvimento na sua área de atuação e a integração competitiva da base de produção regional
             
Question 5 Embora as teorias crítico-reprodutivistas tenham desvelado a realidade da educação nas sociedades de classes – o que representou grande avanço na Sociologia da Educação – provocaram perplexidade e certo imobilismo nos educadores que se negavam a exercitar a função meramente reprodutora, que lhes reduzia de professores a impostores a serviço da classe dominante. Com relação as teses, quais as que se fortaleceram?
RESPOSTA:  Sociedade sem escolas (Ivan Illich), falência da escola pública, com efeitos contraditórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário