LEITURA,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
“Segundo Gandin (2010) os
planejadores são poucos e os que se encarregam da execução são numerosos, o que
é fruto da divisão social do trabalho que separa os que pensam dos que
executam”. Nesse sentido, é importante a função do planejador que também
participa da execução e da avaliação.
Entendemos que o planejamento só
é valorizado, quando tem a função de organizar uma ação que considera a
liberdade e a riqueza de contribuição dos participantes de um determinado
grupo. Não admitimos o planejamento como uma fabricação de planos (reunião de propostas) limitada a uma fase do amplo
processo, reduzido à elaboração, em detrimento de elementos fundamentais como a
execução e a avaliação.
'A ineficácia de um plano pode
ocorrer com a ausência de pessoas capacitadas na execução ou coordenação. A
ausência de princípios fundamentais e técnicas apropriadas para a vivência de
princípios direcionam os planos a uma atividade pouco rentável sem utilidades.
O planejamento tem uma função que
é a mudança, a transformação, daí a sua complexidade, o que nem sempre é percebido e/ou desejado por administradores ou
proprietários, dependendo da sua formação e visão de mundo, bem como dos
gestores e, na educação, dos professores.”
Uma instituição escolar, com a
sua gestão que, em essência, é pedagógica e não capitalista, exige o
planejamento, como uma forma de organização do processo educacional.
(BEZERRA,
Ada Augusto Celestino & NOBRE, Luciano Matos. Gestão e Projetos
Educacionais.
Aracaju(SE): UNIT, 2012.)
(INTERPRETAÇÃO)
Aquele que fazem os planejamentos, faram falta mesmo sendo poucos, já
que executam, e avaliam, a sua participação valora o que esta sendo planejado
por que fazem disso um trabalho de união
isso por serem capacitados fazendo uso de suas habilidades na elaboração
de algo que vai mudar por sua complexidade afora ne gestão e de lecionar.
FLAVIO
FRÂNCICO VIEIRA GOMES
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