Tradução

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROGRAMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL



PROGRAMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
O Brasil, através do Ministério da Educação e autarquias (Inep), desenvolve programas e projetos voltados para o diagnóstico, melhoria e encaminhamento da educação básica e superior. Os programas vãos desde o repasse de recursos às escolas (FUNDEB), capacitação de professores e gestores da educação, avaliação da educação básica (Prova Brasil) e superior (Sinaes), avaliação de desempenho de alunos (ENEM e ENADE), até programas que auxiliam o acesso ao ensino básico (Brasil Alfabetizado) e superior (ProUni). Educação no Brasil O sistema de ensino brasileiro é formado, principalmente, pela Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e médio profissionalizante) e pelo Ensino Superior. Escola Que Protege: projeto voltado para a promoção dos direitos humanos, a defesa de crianças e adolescentes, além das violências no contexto escolar  Escola Aberta: escola como espaço para o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e esportivas para estudantes e comunidades a cooperação e a parceria entre as esferas federal, estadual e municipal e a articulação entre diversos projetos e ações no âmbito local, incluindo os da sociedade civil. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): subsídio ao trabalho pedagógico dos professores. Distribui livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade para escolas públicas de ensino fundamental e médio. Mais Educação: induz a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Acompanhamento da Frequência Escolar: monitora a frequência escolar de alunos de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família. Escola Ativa: programa está sendo finalizado e substituído pelo Programa Escola da Terra, contemplando mudanças na concepção pedagógica. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. com transferência de renda por meio do Programa Bolsa Família. Programa Um Computador por Aluno – PROUCA: Promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): programa educacional com para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Para tanto destacam-se does projetos que fundamentam bem esse preposito.
·         O Programa Universidade para Todos (ProUni) criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. A sua vantagem é que da prioridade aos alunos de escolas publicas, mas tem como desvantagem não garante mudanças na democratização do ensino superior.
·         Brasil Alfabetizado: alfabetização de jovens, adultos e idosos. com prioridade para os municípios com taxa de analfabetismo igual ou superior a 25 %. Existem vários métodos de alfabetização para jovens, adultos e idosos. Exemplos desse métodos são:
1.      Método Sintético  que estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra.
2.      Método Analítico. Também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual.
3.      Método Alfabético Um dos mais antigos sistemas de alfabetização, o método alfabético, também conhecido como soletração, tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois, todas as suas combinações silábicas.
4.      Método Fônico O método fônico consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras.

(Wagner precisa fazer a vantagem e desvantagem desse ultimo programa:)



FLAVIO FRANCISCO VIEiA GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário