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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

REFERENCIAL TEÓRICO



REFERENCIAL TEÓRICO

PROBLEMATIZAÇÃO E OBJETO DE ESTUDO

A história da educação  é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Para compreender a história da educação, é essencial situá-la na história geral. Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes. Educação primitiva Embora não existam provas, historiadores inferem que a educação entre os grupos primitivos ocorria de forma espontânea, ou seja, as crianças ou jovens aprendiam por imitação, ao observarem os maiores em suas atividades elementares, que eram a pesca, a caça, a agricultura, etc. A observação de fenômenos meteorológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra, com o passar dos séculos, passaram a fazer parte da educação dos jovens, que para isso precisavam ser treinados. A História da Educação Brasileira não é difícil de ser estudada e compreendida. Com a chegada dos portugueses ao território do Novo Mundo. Trouxe um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha marcas do modelo europeu. Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Tentaram-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real resolve transferir o Reino para o Novo Mundo.  Não se conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileiras, mas a vinda da Família Real estadia no Brasil D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia. A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, existia a Universidade de São Domingos a do México e a de Lima, a nossa primeira surgiu em 1934, em São Paulo. Alguma coisa acontecia na educação brasileira. Pensava-se em erradicar definitivamente o analfabetismo através de um programa nacional, levando-se em conta as diferenças sociais, econômicas e culturais de cada região. A criação da Universidade de Brasília, em 1961, com o planejamento, inclusive, do fim do exame vestibular, valendo, o rendimento do aluno durante o curso de 2o grau. (ex-Colegial e atual Ensino Médio) O período de 1946 a 1964, o mais fértil da história da educação brasileira. Deu-se a grande expansão das universidades no Brasil. Para erradicar o analfabetismo foi criado o movimento brasileiro de alfabetização - Mobral. Aproveitando-se, em sua didática, no expurgado Método Paulo Freire. No período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, é instituída a Lei 5.692, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971. Uma das causas do fracasso do MOBRAL no seu trabalho de alfabetização do jovem e do adulto brasileiros está relacionada aos recursos humanos. A Educação de Jovens e Adultos realizou-se como prática social através de instituições formais ou não. Ainda na década de cinquenta, deste século surgiram severas críticas à Campanha devido ao caráter superficial do aprendizado, ao curto período e à inadequação do método para a população adulta, que era aplicado de forma igual nas diferentes regiões do país.

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