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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NCLUSÃO DIGITAL A INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO




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INCLUSÃO DIGITAL
 A INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO

30/9/2009

FLAVIO FRNCISCO VIEIRA GOMES




INFORMATICA (LICENCIATURA)






FLAVIO FRANCISCO VIEIRA GOMES





PESQUISA BILIOGRAFICA
INCLUSÃO DIGITAL 








ROSARIO DO CATETE
2009

FLAVIO FRANCISCO VIEIRA GOMES




PESQUISA BILIOGRAFICA
INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO


Pesquisa bibliográfica como requisito parcial para a  avaliação de Praticas Investigativa ministrada pala Prof.: Maria Balbina no 1° semestre de Licenciatura em Informática

Os anos de 2008 a 2005 foram para a inclusão digital, os melhores anos para o estado de Sergipe.





ROSARIO DO CATETE
2009


SUMARIO















1-APRESENTAÇÃO.............................................................................04
2-TEMA DELIMITADO..........................................................................05
OBJETIVO GERAL.............................................................................06
JUSTIFICAVATIVAS...........................................................................07
PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA...........................................08
O ESTADO DA ARTE.........................................................................09
CITAÇÃO............................................................................................10
REDAÇÃO DO TRABALHO................................................................11
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO........................................................13
CONCLUSÃO......................................................................................14
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................15




1-Apresentação






O ensaio, e uma previa do que vai ser apresentado durante o trabalho, no que diz respeito a inclusão digital na educação do estado de Sergipe, nos anos de 2005 a 2008. De programas implantados, com o único propósito de dar aos alunos da rede publica de ensino, uma nova visão do syber mundo. Em função das maquinas virtuais e das virtualizações que por ai estão,  que esta causando uma revolução no mundo acadêmico. Comentar sobre os professores que ainda se encontram despreparados para essa nova realidade, dar uma ênfase ao ensino médio que na sua estrutura, existe certa linha voltada para a inclusão digital, mesmo que tímida, é uma realidade. Por meios de salas de informática, apesar de existir ONGs que trata do assunto dando incentivos de cunho financeiro ou moral. O governo Do estado em face das suas dificuldades procura desempenhado um papel muito importante para essa nova realidade, criando programas de televisão, doando equipamentos, construindo novos laboratórios, promovendo assim, não só a inclusão digital no ensino regular, mas também, no ensino a distancia, no ensino para jovens e adultos e na terceira idade usando maquinas virtuais, implementada por softwares, transformando em duplicatas de se mesma. Essas maquinas podem viabilizar a interação entre computador e aluno, assim como, nos meios de comunicação e educação social.






2-TEMA DELIMITADO


A inclusão digital na educação
Do ensino Médio Em Sergipe






Os anos de 2005 a 2008 foram para a inclusão digital, os melhores anos para o estado de Sergipe.
Devido à criação de programas do governo federal em parceria com o estado e municípios colocando-o assim num patamar de destaque, não por ser o menor da federação, mas pelo compromisso dos gestores que abrindo salas de informática levaram aos alunos, tanto de ensino médio, fundamental, superior e por que não dizer também EJA e alfabetização solidária, uma nova ferramenta de auxilio ao ensino.
Isso começou já no ano de 2005, com o programa do governo federal para doação de computadores aos professores da rede publica estadual, claro que é preciso que se faça mais e melhor, é preciso que se crie uma estrutura de apoio para inclusão digital aja vista que no  pais o governo federal tem buscado  com a pratica de  barateamento de maquinas, o a criação de novas formas de os alunos terem mais acesso à rede WiFai gratuita, (esse programa esta sendo testado a pelo menos does anos no norte do País) criando novas salas ou ambiente virtual que poça prover acessibilidade, tanto de professores quanto de alunos. Podemos ate ressaltar algumas formas de virtualização feito por maquinas virtuais, onde os alunos poderão ter os nootbookes lincados a uma gama de meios para pesquisas.
Todo isso através de programas que já são realidade como TV escola, e outros que facilitaria atem mesmo um bom desempenho para exame do ENEM. 






3-OBJETIVO GERAL








O principal objetivo é informar a respeito da necessidade de se ter uma política publica mais voltada para a educação usando as técnicas da informática não só no ensino médio, mas principalmente para os alunos do fundamental já que essa realidade se encontra no ensino superior. Devido a uma carência astronômica de professores qualificados e capacitados é que o MEC julgou necessária a criação do curso superior de licenciatura em informática em diversas universidades publica e privada do país; que antes era feito apenas para diplomar técnicos na ária de aplicativos; atualmente existem poucos profissionais na ária de TI (Tecnologia da Informática). O governo do estado de Sergipe acredita que dessa forma a inclusão digital facilitara a abordagem para uma forma de aprendizado mais completo e dinâmico uma vês que os alunos usaram as ferramentas da internet necessárias para pesquisar e elaborar trabalhos ministrados e direcionados pelos professores. A inclusão digital vem para facilitar e fomenta a capacidade do aluno aprender-a-aprender. Fazer em grupo os trabalhos, e compartilhar conhecimentos. O aluno de ensino médio







4-JUSTIFICAVATIVAS






O trabalho procura levar ao conhecimento do publico alvo (os alunos do ensino médio e o poder publico) a necessidade de se ter uma política publica direcionada para a nova realidade que é a inclusão digital no âmbito educacional. A falta de professores formados e direcionados à sala de aula.














5-PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA








A metodologia usa para a formulação deste trabalho de pesquisa bibliográfica, foi o meio eletrônico, buscando trabalhos já publicados, artigos que fala no assunto sempre visando o direcionamento educacional,  sites e blogs relativos ao assunto. Pesquisa em loco (conversando com alunos matriculados no ensino médio Obs: o aluno em questão não quis declarar o seu nome) e experiência própria.











6-O ESTADO DA ARTE







O estado da arte nos leva a perceber em grau se encontra um trabalho, um texto, ou seja, atemporalidade em que esta inserido o fato. É o referencial que nos da o momento de afirmar se é uma arte ou não é um termo técnico que desde 1910 quando fizeram uma analise de uma turbina é muito utilizada também para registrar um ato cientifico dando exemplos de como  foi feito o estudo naquele tempo. O que se pode concluir a respeito do estado da arte é que são elemento que tomada por base para um estudo ou registro da temporalidade de certo elemento artístico ou documental nos da uma visão mias arredondada do fato em questão. No caso deste trabalho estamos tratando da inclusão digital na educação, as maquinas virtuais implementada com um sistema evoluído nos mostra como é recente principalmente se falarmos de computação em nuvens. A pouco mais de 10 anos a Microsoft com seus OSs Windows, dês de 1981 vem produzindo novas versões destes sistemas do tipo: Windows 1.0, Windows 3.0, Windows 3.1, workgroup, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98, Windows millenium, Windows NT, Windows NT 3.5, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP, a gora com a versão Windows Server 2003 em experimento no mercado, têm superado a LINUX.  

















7-CITAÇÃO


A virtualização como ferrementa de encino ou auxilio par o estudante, uma vez que muitos dos programas ja trazem essa tecnologia par dentro da sala de aula, a GOOGLE por exemplo: tem sua proprio sistema de texto en nuvens. Ja se fala ate no possibilidade de a Photo SHOP ter o seu mecanismo digital de emulaçpão en nuvesns
Dis o autor que publicou esse artigo na Wikipédia( biblioteca livre) que:
Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real.
Isso leve acrer que os sistemas emuladores ja evoluidos tem também essa finalidade. Mais adinte ele sita a maquina como uma duplicata eficiente e da exemplo.
A IBM define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida.
Empresas  de essino que usam maquinas virtuais como a Unit (UNIVERSIDADE TIRADENTES) conceguen ter mais exito na hora de formular iscrição de vestibular por exemplo, ou corrigir as provas.
No tocante mais voltada para a aria de ensino e inclusão digital usando virtualisação. A escola José A. Valente NIED-UNICAMP e CED-PUCSP publicou o artigo que fala a respeito da virtualização na meio acadêmico.

Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. 
Todos os assuntos referentes a uma nova forma de levar ao aluno, o mundo da informática encontram barreiras nas gavetas burocráticas do Estado.
Pensamento esse que esta mudando, aja vista o fato de não mais poder negar a necessidade de se ter ou criar uma política voltada para a inclusa digital na educação regulara e superior.




8-REDAÇÃO DO TRABALHO








A inclusão digital é a realidade do momento, computação em nuvens, e todo tipo de formas de se fazer a inserção das ferramentas computacionais para educandos terem mais condições de aprender, e aprender com qualidade pode requerer que o poder público direcione mais os recursos para uma melhor formação dos professores licenciados, uma vez que nas universidades, os alunos do curso de informática no ensino superior, é levado a uma condição para aprender técnicas de programação em si, são instruídos a serem programadores e não professores. Talvez por nunca ter sido visto a necessidade de se formar professores direcionados para a sala de aula. A pergunta que se faz é muito simples. Um professor de informática, por exemplo, ira lecionar, técnicas e formas de se fazer algoritmos avançados, para alunos do ensino fundamental? São perguntas como essas que nos põe a pensar se os cursos de informática, ministrados hoje nas universidades para a aria de licenciatura, estão usando exatamente os meios corretos de didática.
O termo inclusão digital na é somente para um único fim. Claro que é preciso que se tenha noção de como se programa um computador, o não se pode é direcionar propositadamente para a arquitetura do sistema.
O mundo virtual parte do pressuposto de que a abstração é um mundo onde o aluno pode criar meios de adiquirir conteúdo para o seu aprendizado.
Já a computação em nuvens. Mostra para o aluno que ele não mais precisa tanto ter um computador em casa para manter seus arquivos e documentos sempre atualizados, usando o GOOOGLE doque por exemplo. Existem outros programas que já utilizam as ferramentas da computação em nuves.





9-FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
INCLUSÃO DIGITAL (1)
INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO


Palavra-chave: A inclusão digital no ensino médio

Diferentes componentes que contribuir na atividade da criação de educadores de informática capaz de mediar à inserção da inclusão digital na educação sem esse profissional os Alunos certamente seriam sub-ultilisados na sua forma de aplicação. Os paradigmas construcionistas mostram que o computador como forma de suporte para exercícios, acreditam que não se precisa de uma formação mais formal., basta ter um conhecimento de como se comporta a maquina e sues softwares. Na construcionistas não basta só saber, é preciso ter um conhecimento mais aprofundado (uma formação acadêmica), onde se apresenta algumas pecurialidade presentes no curso de informática na educação, seja infantil, ensino médio ou fundamental. Se faz necessário  um certo domínio dos assuntos; além disto, implica no aspecto educacional levando em conta a piscologia-social isso para o profissional pode ser bastante problemático pois precisa entender o seu papel como educador. Terá que assumir uma postura de novos conceitos pisca-pedagogo. A sua experiência o torna capaz de criar recursos para o ensino-
Aprendizagem dominando o computador do processo de formação exigindo mudanças na maneira de pensar a ponto de provocar transição do tradicional que tem na sua estrutura, um ensino arcaico para um que saiba aproveitar as ferramentas que possa lhe auxiliar na transmissão do conhecimento para o aluno. Neste caso as técnicas metodológicas de ensino fazem com que o aluno tenha mais condição de executar ao invés de receber o assunto já mastigado do professor. Essa é uma preocupação de todos que atuam na ária. Já na informática na educação especial pudesse usar o computador como ferramenta de inclusão. No ensino médio o aluno usa o maquina como auxilio para aguça a sua capacidade de pensar. Passa a aprender a aprender, trabalhar em grupo com base nas informações fornecidas pelos professores auxiliando-o na construção do seu conhecimento mantendo sempre a abordagem pedagógica. O termo inclusão digital vista por diversas formas nas virtualização criando um ambiente convidativo para o aluno no domínio das ferramentas para pesquisa. Numa visão geral associando vários sistemas com grandes vantagens para o aluno da computação em nuvens, motivação para os estudantes que motivados utiliza o sistema de computação nuvem como forma de aprendizagem dentro das maquinas virtuais transformando num ambiente que visa a aprendizagem  das arquiteturas e organização de computador e linguagem de programação.
CRITICAS
É preciso que se tenha uma visão mais ampla da inclusão digital na educação regular de maneira responsável, criteriosa para que o seu da maquine não torne mais um elefante branco uma forma de enriquecimento ilícito


Flavio Francisco Vieira Gomes
Turma N13
Da Disciplina de Praticas Investigativa
No 1° período
OBSERVAÇÃO
Se o governo junto ao meio privado não defenderem a causa como um todo e a sociedade não passar a cobrar tais responsabilidades. A educação nunca vai dar esse salto para o futuro, e os nossos jovens terão que permanecer no à margem da tecnologia didática.







10-CONCLUSÃO



















Pode-se concluir que existe uma clara necessidade de se ter um maior aprofundamento da parte do governa para que a inclusão digital no ensino regular principalmente no ensino médio já que é no nesse período que o aluno começa a pensar em faculdade. Decidir que caminho deve seguir no mundo acadêmico. E o curso de informática pó de ser uma opção.


11-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS













E:\trabalho de prticas  informatica e educação\EDUCAÇÃO.mht
Copyright Ó 1998-2004 Luis Antonio de Morais - Belo Horizonte - Brasil
teofilo galvaofilho.net
escola José A. Valente NIED-UNICAMP e CED-PUCSP publicou o artigo que fala a respeito da virtualização na meio acadêmico.



Obs: o aluno em questão não quis declarar o seu nome) e experiência própria.







Apresentado d o trabalho de inclusão digital na educação no estado de Sergipe visando à criação de programas implantados em função das maquinas virtuais e das virtualizações com base na formação de professores do curso de licenciatura no âmbito do ensino médio com salas de informática o governo em face das suas dificuldades na criação destes programas construindo novos laboratórios para serem usados, no ensino a distancia, jovem e adulto, médio e na terceira idade promovendo a interação entre o computador os alunos e os meios de comunicação e educação social. O governo federal em parceria com o estado e municípios presa pelo compromisso dos gestores criando uma estrutura de apoio para inclusão digital, barateamento as maquinas mostrando que o principal objetivo é levar ao conhecimento de todos sobre a necessidade de se ter uma política publica para melhorias principalmente na formação d e professores qualificados e capacitados, foi pensando por esse parâmetro que o MEC julgou ser necessária a criação do curso superior de licenciatura nas universidades publica e privada qualificando profissionais na ária de TI. O governo do estado de Sergipe fazendo jus ao acorda firmado com o governo federal acredita uma forma de aprendizado mais completo e dinâmico usaram as ferramentas digitais. O trabalho procura levar ao conhecimento do publico que a inclusão digital no âmbito educacional é o caminho. O estado da arte com suas técnicas encontram caminhos e a atemporalidade em que este inserido um fato o que se pode concluir sobre um elemento artístico ou documental em se tratando da inclusão digital na educação e da computação em nuvens que por sua vez roda num sistema evoluído sabe-se que é a realidade do momento suas ferramentas computacionais para o uso de educandos para aprender-a-aprender não so técnicas de programação adquiri conhecimewntos com os professores formados e direcionados para a sala de aula usando os meios corretos de didática




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