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· 2009
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Hitória da Educaçao
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Flavio Francisco Vieira Gomes
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[Os Jesuítas Em Sergipe]
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Este resumo toma como base o Artigo de
Francisco Jose Alves departamento de História da UFS e IHGS
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· História da Educação
· Professor
· Reinaldo Rocha
· Rosário do
Catete 10 de agosto de 2009
· Os Jesuítas Em
Sergipe
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Os
Jesuítas deixaram marcas em Sergipe, entre os séculos 16, 17,18 seguidores de
Inácio de Loyola catequizaram e educaram os silvícolas na fé cristã com um
papel relevante na colonização sergipana. Em 1575 da Bahia, os Jesuítas Gaspar
de Lourenço e João Salônio um capitão e alguns soldados como esta na
carta-relatório do Pe. Inácio Tolosa junto a poucos dados sobre a localização
das primeiras missões. Felisbelo Freire levanta a hipótese que aldeia de São
Tomé poderia esta na vila de Santa Luzia. Oliveira Neto em 1981 diz que estaria
na vila de Itapóranga, a missão de São Paulo Urbano Lima Neto diz que estaria
nas plagas de Aracaju. Apronto catequese finda em 1576 com o enfrentamento
de Luiz de Brito e os índios onde 1.200
são escravizados e exterminados foi o termino das e4speranças jesuíticas. Com a
conquista militar por Cristovão de Barros. O jesuíta Amaro Lopes solicita ao
capitão-mor Diogo de Quadros uma sesmaria no rio vasa barris para criação de
gado. A presença dos Jesuítas no século 16 alem de catequizar tenta converter
ao catolicismo os silvícolas época de Pe. Gaspar Lourenço e seus auxiliares. Depois
da conquista de Sergipe em 1590, os jesuítas tomam um novo rumo quando vieram
os inacianos com a criação de gado; os sergipanos reivindicaram um colégio em
São Cristovão, com o fracasso do pedido; limitaram-se às missões para os
brancos. Em 1602 registros mostram que os jesuítas estariam no território
conforme testemunha coevo, os inacianos estavam em geru catequizando os cariris
em Teju peba, em Jaboatão na residência do colégio da Bahia pólo de expansão
dos jesuítas no nordeste e no sul. Em 1649 encontraram-se jesuítas no sertão de
São Francisco onde entram em conflito com Pedro de Abreu Lima. Uma escritura lavrada
em Salvador mostra aos inacianos em Sergipe, a razão do conflito era sobre as
terras do fazendeiro e os religiosos. O acordo buscava termos a compra de duas
sortes de terra. O documento testemunho menciona curral das onças no riacho
tabocas. O século 17 foi a época aura dos jesuítas da mesma forma os inacianos
diversificaram as atividades do tipo pecuária, construção naval, igrejas
culminado em 1759 com o domínio do Marque de Pombal. Que em 1758 passa de
governo religioso para civil, as missões para vilas acabando com o monopólio de
ensino. A carta de 1759 alcança os jesuítas e os 35 inacianos onde quatro foram
presos por escultores das ordens regias o Pe. Jose Teixeira em Tejupeba, e em
Jaboatão os Pe. Agustinho Mendes, Jerônimo Muniz, e Joaquin Costa pôr
provocarem riscos ao governo do Marque de Pombal; exterminados em Sergipe e em
Portugal.
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Pontos
importantes e Relevantes sobre o artigo
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Lutaram
contra tudo e contra todos, pela catequização dos silvícolas
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Mesmo
contra as decisões de Portugal, continuavam fazendo o seu trabalho.
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Por
quase duzentos anos deram a sua contribuição para a colonização de Sergipe.
Ergueram vilas e igrejas, pondo as próprias vidas em risco.
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Usavam
as missões para a proteção dos índios contra a tirania dos brancos
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Foram
presos e exterminados sobre o domínio do Marque de Pombal
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