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|
INCLUSÃO
DIGITAL
A INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO
30/9/2009
FLAVIO
FRNCISCO VIEIRA GOMES
|
INFORMATICA (LICENCIATURA)
FLAVIO FRANCISCO VIEIRA GOMES
PESQUISA BILIOGRAFICA
INCLUSÃO DIGITAL
ROSARIO
DO CATETE
2009
FLAVIO FRANCISCO VIEIRA GOMES
PESQUISA BILIOGRAFICA
INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO MEDIO
Pesquisa
bibliográfica como requisito parcial para a
avaliação de Praticas Investigativa ministrada pala Prof.: Maria Balbina
no 1° semestre de Licenciatura em Informática
Os
anos de 2008 a 2005 foram para a inclusão digital, os melhores anos para o estado
de Sergipe.
ROSARIO
DO CATETE
2009
SUMARIO
1-APRESENTAÇÃO.............................................................................04
2-TEMA
DELIMITADO..........................................................................05
OBJETIVO
GERAL.............................................................................06
JUSTIFICAVATIVAS...........................................................................07
PROCEDIMENTOS
DE METODOLOGIA...........................................08
O
ESTADO DA ARTE.........................................................................09
CITAÇÃO............................................................................................10
REDAÇÃO
DO TRABALHO................................................................11
FICHAMENTO
BIBLIOGRÁFICO........................................................13
CONCLUSÃO......................................................................................14
REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS....................................................15
1-Apresentação
O
ensaio, e uma previa do que vai ser apresentado durante o trabalho, no que diz
respeito a inclusão digital na educação do estado de Sergipe, nos anos de 2005
a 2008. De programas implantados, com o único propósito de dar aos alunos da
rede publica de ensino, uma nova visão do syber mundo. Em função das maquinas virtuais e das virtualizações que por ai estão, que esta causando uma revolução no mundo
acadêmico. Comentar sobre os professores que ainda se encontram despreparados
para essa nova realidade, dar uma ênfase ao ensino médio que na sua estrutura,
existe certa linha voltada para a inclusão digital, mesmo que tímida, é uma
realidade. Por meios de salas de informática, apesar de existir ONGs que trata do
assunto dando incentivos de cunho financeiro ou moral. O governo Do estado em
face das suas dificuldades procura desempenhado um papel muito importante para
essa nova realidade, criando programas de televisão, doando equipamentos, construindo
novos laboratórios, promovendo assim, não só a inclusão digital no ensino
regular, mas também, no ensino a distancia, no ensino para
jovens e adultos e na terceira idade usando maquinas virtuais, implementada por
softwares, transformando em duplicatas de se mesma. Essas maquinas podem
viabilizar a interação entre computador e aluno, assim como, nos meios de comunicação e educação social.
2-TEMA DELIMITADO
A inclusão digital na
educação
Do ensino Médio Em
Sergipe
Os
anos de 2005 a 2008 foram para a inclusão digital, os melhores anos para o
estado de Sergipe.
Devido
à criação de programas do governo federal em parceria com o estado e municípios colocando-o assim num patamar de destaque,
não por ser o menor da federação, mas pelo compromisso dos gestores que abrindo
salas de informática levaram aos alunos, tanto de ensino médio, fundamental,
superior e por que não dizer também EJA e alfabetização solidária, uma nova
ferramenta de auxilio ao ensino.
Isso
começou já no ano de 2005, com o programa do governo federal para doação de
computadores aos professores da rede publica estadual, claro que é preciso que
se faça mais e melhor, é preciso que se crie uma estrutura de apoio para
inclusão digital aja vista que no pais o
governo federal tem buscado com a
pratica de barateamento de maquinas, o a
criação de novas formas de os alunos terem mais acesso à rede WiFai gratuita,
(esse programa esta sendo testado a pelo menos does anos no norte do País)
criando novas salas ou ambiente virtual que poça prover acessibilidade, tanto
de professores quanto de alunos. Podemos ate ressaltar
algumas formas de virtualização feito por maquinas virtuais, onde os alunos
poderão ter os nootbookes lincados a uma gama de meios para pesquisas.
Todo
isso através de programas que já são realidade como TV escola, e outros que
facilitaria atem mesmo um bom desempenho para exame do ENEM.
3-OBJETIVO GERAL
O
principal objetivo é informar a respeito da necessidade de se ter uma política
publica mais voltada para a educação usando as técnicas da informática não só no ensino médio, mas principalmente para os
alunos do fundamental já que essa realidade se encontra no ensino superior.
Devido a uma carência astronômica de professores qualificados e capacitados é
que o MEC julgou necessária a criação do curso superior de licenciatura em
informática em diversas universidades publica e privada do país; que antes era
feito apenas para diplomar técnicos na ária de aplicativos; atualmente existem poucos
profissionais na ária de TI (Tecnologia da Informática). O governo do
estado de Sergipe acredita que dessa forma a inclusão digital facilitara a
abordagem para uma forma de aprendizado mais completo e dinâmico uma vês que os alunos usaram as ferramentas da
internet necessárias para pesquisar e elaborar trabalhos ministrados e
direcionados pelos professores. A inclusão digital vem para facilitar e fomenta
a capacidade do aluno aprender-a-aprender. Fazer em grupo os trabalhos, e
compartilhar conhecimentos. O aluno de ensino médio
4-JUSTIFICAVATIVAS
O
trabalho procura levar ao conhecimento do publico alvo (os alunos do ensino
médio e o poder publico) a necessidade de se ter uma política publica
direcionada para a nova realidade que é a inclusão digital no âmbito
educacional. A falta de professores formados e direcionados à sala de aula.
5-PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA
A metodologia usa para a
formulação deste trabalho de pesquisa bibliográfica, foi o meio eletrônico,
buscando trabalhos já publicados, artigos que fala no assunto sempre visando o
direcionamento educacional, sites e
blogs relativos ao assunto. Pesquisa em loco (conversando com alunos
matriculados no ensino médio Obs: o aluno em questão não quis declarar o seu
nome) e experiência própria.
6-O ESTADO DA ARTE
O estado
da arte nos leva a perceber em grau se encontra um
trabalho, um texto, ou seja, atemporalidade em que esta inserido o fato. É o
referencial que nos da o momento de afirmar se é uma arte ou não é um termo
técnico que desde 1910 quando fizeram uma analise de uma turbina é muito
utilizada também para registrar um ato cientifico dando exemplos de como foi feito o estudo naquele tempo. O que se
pode concluir a respeito do estado da arte é que são elemento que tomada por
base para um estudo ou registro da temporalidade de certo elemento artístico ou documental nos da uma visão mias arredondada do fato
em questão. No caso deste trabalho estamos tratando da inclusão digital na
educação, as maquinas virtuais implementada com um sistema evoluído nos mostra
como é recente principalmente se falarmos de computação em nuvens. A pouco mais
de 10 anos a Microsoft com
seus OSs Windows, dês de 1981 vem produzindo novas versões destes sistemas do
tipo: Windows
1.0, Windows 3.0, Windows
3.1, workgroup, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98, Windows millenium, Windows NT, Windows NT 3.5, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP, a gora com a versão
Windows Server 2003 em experimento no mercado, têm
superado a LINUX.
7-CITAÇÃO
A virtualização como ferrementa de encino ou auxilio par o estudante, uma
vez que muitos dos programas ja trazem essa tecnologia par dentro da sala de
aula, a GOOGLE por exemplo: tem sua proprio sistema de texto en nuvens. Ja se
fala ate no possibilidade de a Photo SHOP ter o seu mecanismo digital de
emulaçpão en nuvesns
Dis o autor que publicou esse artigo na Wikipédia( biblioteca livre) que:
Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através
de software, que executa programas como um
computador real.
Isso leve acrer que os sistemas emuladores ja evoluidos tem também essa
finalidade. Mais adinte ele sita a maquina como uma duplicata eficiente e da
exemplo.
A IBM define
uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia
está totalmente protegida.
Empresas de essino que usam maquinas
virtuais como a Unit (UNIVERSIDADE TIRADENTES) conceguen ter mais exito na hora
de formular iscrição de vestibular por exemplo, ou corrigir as provas.
No tocante mais voltada para a aria de ensino e inclusão digital usando
virtualisação. A escola José A. Valente NIED-UNICAMP e CED-PUCSP
publicou
o artigo que fala a respeito da virtualização na meio acadêmico.
Estamos praticamente vivendo na
sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento
assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo,
reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo
e de se conhecer como indivíduo.
Todos os assuntos referentes
a uma nova forma de levar ao aluno, o mundo da informática encontram barreiras
nas gavetas burocráticas do Estado.
Pensamento esse que esta
mudando, aja vista o fato de não mais poder negar a necessidade de se ter ou
criar uma política voltada para a inclusa digital na educação regulara e
superior.
8-REDAÇÃO DO TRABALHO
A
inclusão digital é a realidade do momento, computação em nuvens, e todo tipo de
formas de se fazer a inserção das ferramentas computacionais para educandos terem mais condições de aprender, e
aprender com qualidade pode requerer que o poder público direcione mais os
recursos para uma melhor formação dos professores licenciados, uma vez que nas
universidades, os alunos do curso de informática no ensino superior, é levado a
uma condição para aprender técnicas de
programação em si, são instruídos a serem programadores e não professores.
Talvez por nunca ter sido visto a necessidade de se formar professores
direcionados para a sala de aula. A pergunta que se faz é muito simples. Um
professor de informática, por exemplo, ira lecionar, técnicas e formas de se
fazer algoritmos avançados, para alunos do ensino fundamental? São perguntas
como essas que nos põe a pensar se os cursos de informática, ministrados hoje
nas universidades para a aria de licenciatura, estão usando exatamente os meios
corretos de didática.
O
termo inclusão digital na é somente para um único fim. Claro que é preciso que
se tenha noção de como se programa um computador, o não se pode é direcionar propositadamente
para a arquitetura do sistema.
O
mundo virtual parte do pressuposto de que a abstração é um mundo onde o aluno
pode criar meios de adiquirir conteúdo para o seu aprendizado.
Já a computação em nuvens.
Mostra para o aluno que ele não mais precisa tanto ter um computador em casa
para manter seus arquivos e documentos sempre atualizados, usando o GOOOGLE
doque por exemplo. Existem outros programas que já utilizam as ferramentas da
computação em nuves.
9-FICHAMENTO
BIBLIOGRÁFICO
INCLUSÃO DIGITAL
(1)
|
INCLUSÃO
DIGITAL NO ENSINO MEDIO
|
Palavra-chave:
A inclusão digital no ensino médio
Diferentes
componentes que contribuir na atividade da criação de educadores de
informática capaz de mediar à inserção da inclusão digital na educação sem esse
profissional os Alunos certamente seriam sub-ultilisados na sua forma de
aplicação. Os paradigmas construcionistas mostram que o computador como forma
de suporte para exercícios, acreditam que não se precisa de uma formação mais
formal., basta ter um conhecimento de como se comporta a maquina e sues
softwares. Na construcionistas não basta só saber, é preciso ter um
conhecimento mais aprofundado (uma formação acadêmica), onde se apresenta
algumas pecurialidade presentes no curso de informática na educação, seja
infantil, ensino médio ou fundamental. Se faz necessário um certo domínio dos assuntos; além disto,
implica no aspecto educacional levando em conta a piscologia-social isso para
o profissional pode ser bastante problemático pois precisa entender o seu
papel como educador. Terá que assumir uma postura de novos conceitos
pisca-pedagogo. A sua experiência o torna capaz de criar recursos para o
ensino-
Aprendizagem
dominando o computador do processo de formação exigindo mudanças na maneira
de pensar a ponto de provocar transição do tradicional que tem na sua
estrutura, um ensino arcaico para um que saiba aproveitar as ferramentas que
possa lhe auxiliar na transmissão do conhecimento para o aluno. Neste caso as
técnicas metodológicas de ensino fazem com que o aluno tenha mais condição de
executar ao invés de receber o assunto já mastigado do professor. Essa é uma
preocupação de todos que atuam na ária. Já na informática na educação
especial pudesse usar o computador como ferramenta de inclusão. No ensino
médio o aluno usa o maquina como auxilio para aguça a sua capacidade de
pensar. Passa a aprender a aprender, trabalhar em grupo com base nas
informações fornecidas pelos professores auxiliando-o na construção do seu
conhecimento mantendo sempre a abordagem pedagógica. O termo inclusão digital
vista por diversas formas nas virtualização criando um ambiente convidativo
para o aluno no domínio das ferramentas para pesquisa. Numa visão geral
associando vários sistemas com grandes vantagens para o aluno da computação
em nuvens, motivação para os estudantes que motivados utiliza o sistema de
computação nuvem como forma de aprendizagem dentro das maquinas virtuais
transformando num ambiente que visa a aprendizagem das arquiteturas e organização de
computador e linguagem de programação.
|
CRITICAS
É
preciso que se tenha uma visão mais ampla da inclusão digital na educação
regular de maneira responsável, criteriosa para que o seu da maquine não
torne mais um elefante branco uma forma de enriquecimento ilícito
Flavio Francisco Vieira Gomes
Turma N13
Da Disciplina de Praticas Investigativa
No 1° período
|
OBSERVAÇÃO
Se o governo junto ao meio privado não defenderem
a causa como um todo e a sociedade não passar a cobrar tais
responsabilidades. A educação nunca vai dar esse salto para o futuro, e os
nossos jovens terão que permanecer no à margem da tecnologia didática.
|
10-CONCLUSÃO
Pode-se concluir que existe uma clara necessidade de se ter um maior
aprofundamento da parte do governa para que a inclusão
digital no ensino regular principalmente no ensino médio já que é no nesse período que o
aluno começa a pensar em faculdade. Decidir que caminho
deve seguir no mundo acadêmico. E o curso de informática pó de ser uma opção.
11-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
E:\trabalho
de prticas informatica e
educação\EDUCAÇÃO.mht
Copyright Ó 1998-2004 Luis Antonio de Morais - Belo Horizonte -
Brasil
teofilo
galvaofilho.net
escola José A. Valente NIED-UNICAMP e CED-PUCSP publicou o
artigo que fala a respeito da virtualização na meio acadêmico.
Obs: o aluno em questão não quis declarar o seu nome) e
experiência própria.
Apresentado d o trabalho de inclusão digital na educação no estado
de Sergipe visando à criação de programas implantados em função das maquinas
virtuais e das virtualizações com base na formação de professores do curso de
licenciatura no âmbito do ensino médio com salas de informática o governo em
face das suas dificuldades na criação destes programas construindo novos
laboratórios para serem usados, no ensino a distancia, jovem e adulto, médio e
na terceira idade promovendo a interação entre o computador os alunos e os meios
de comunicação e educação social. O governo federal em parceria com o estado e
municípios presa pelo compromisso dos gestores criando uma estrutura de apoio
para inclusão digital, barateamento as maquinas mostrando que o principal
objetivo é levar ao conhecimento de todos sobre a necessidade de se ter uma
política publica para melhorias principalmente na formação d e professores
qualificados e capacitados, foi pensando por esse parâmetro que o MEC julgou
ser necessária a criação do curso superior de licenciatura nas universidades
publica e privada qualificando profissionais na ária de TI. O governo do estado de Sergipe fazendo jus ao acorda firmado
com o governo federal acredita uma forma de aprendizado mais completo e
dinâmico usaram as ferramentas digitais. O trabalho procura levar ao
conhecimento do publico que a inclusão digital no âmbito educacional é o
caminho. O estado da arte com suas técnicas encontram caminhos e a atemporalidade
em que este inserido um fato o que se pode concluir sobre um elemento artístico
ou documental em se tratando da inclusão digital na educação e da computação em
nuvens que por sua vez roda num sistema evoluído sabe-se que é a realidade do
momento suas ferramentas computacionais para o uso de educandos para aprender-a-aprender
não so técnicas de programação adquiri conhecimewntos com os professores
formados e direcionados para a sala de aula usando os meios corretos de
didática
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