Tradução

Modelo OSI

Quando houve o surgimento das redes de computadores, não havia uma padronização de dispositivos de protocolos.


• Com o aumento do número de rede e computadores nos anos 80, por conta das empresas tomarem conhecimento sobre as vantagens de utilização das tecnologias de rede e seus benefícios, houve a necessidade de serem realizadas interligações com outras empresas e filiais, deixando a tecnologia sem condições de evoluir junto com o desenvolvimento das empresas causando sérios problemas por conta do rápido crescimento.

 As redes de computadores tornaram-se incompatíveis para se comunicarem entre elas pelo motivo de utilizarem diferentes tecnologias e especificações para poderem trocar informações. Existiam ainda empresas que possuíam tecnologias proprietárias que não eram compatíveis com tecnologias de outros fabricantes.

Surgiu o modelo que veio para solucionar o problema de incompatibilidades entre as tecnologias de diferentes fabricantes dando início ao surgimento do modelo de referência da “OSI” Open System Interconnection no ano de 1984. Este modelo propiciou às empresas e fabricantes uma padronização a fim de garantir compatibilidade coerente e ininterrupta entre as diversas tecnologias de rede construídas por diversas empresas em todo o mundo.






 Por que um modelo formado por camadas?
– Fazer a decomposição das partes funcionais das redes buscando simplificar e tornar mais acessível o entendimento de cada parte.
– Buscar uma padronização dos componentes de rede, viabilizando o desenvolvimento, suporte e compatibilidade por conta dos diversos tipos de fabricantes existentes no mercado.

– Viabilizar uma comunicação íntegra entre tipos diferentes de hardware e de software de rede, tornando a comunicação sincronizada entre si.                                                                                                              

–Impedir que as mudanças realizadas em uma determinada camada possam afetar outras camadas.

–Sintonizar a compreensão do aprendizado sobre redes de computadores a partir da fragmentação do conhecimento em pequenas partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário