UNIVERSIDADE TIRADENTES
INFORMATICA (LICENCIATURA)
FLAVIO
FRANCISCO VIEIRA GOMES
RESENHA
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN DE
SISTEMAS INTERATIVOS
Aracaju
09 de outubro de 13
FLAVIO
FRANCISCO VIEIRA GOMES
RESENHA
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN DE
SISTEMAS INTERATIVOS
Resenha de IHC, ministrada na
matéria de modelagem interface para educação do 6° período de licenciatura em informática.
Aracaju
09
de outubro de 13
Prof. Wellington Pinto de Oliveira
http:/latters.cnpq.be/1473011256195357
Heloísa Vieira da Rocha M.Cecília C. Baranauskas
O design de sistemas interativos preocupa-se com o desenvolvimento de
sistemas interativos de alta qualidade, e o IHC é uma fronteira entre a Psicologia e Ciência da Computação. Vivemos um momento de variedade de sistemas
interativos. Tecnologias Web, iphone, Videogame envolvendo seres
humanos e máquinas, abrangendo uma ampla gama de atividades (software e
hardware), afetando o comportamento dos seres humanos em suas atividades.
A Preocupação do Design de Sistemas Interativos que deve ser feita com
tecnologias aplicas às pessoas em seus contextos corriqueiros. Usando a
psicologia cognitiva, podes selecionar informações sobre o mundo armazena-las
no cérebro para resolver problemas, assim bem como uma maquina, por exemplo, um
controle remoto, um PDA ou um jogo no videogame. Tais sistemas mudaram o
paradigma da interação humano-computador, do “diálogo” e “manipulação”.
Estamos vivendo uma época de transição e os designers de Software são
influenciados por esta mudança. Já que do modo que se comando, se interage. E
tudo isso esta centralizado no homem. Dessa forma aumenta a aceitação e o
resultado é mais usuário satisfeito. Mas isso so foi possível devido a evolução
dos sistemas operacionais, diversidade
de perfis de usuários gera um problema para os design de interface.
É comum quando se faz um
projeto de interface ser preciso uma nova abordagem, ou por que o usuário quer
uma aplicação, ou por que ele acha que quanto mais tiver recursos melhor. O
design deve sempre orientar o usuário a cerca desse tipo de erro comum. Estes
planos estudados levam no seu conteúdo, uma abordagem mais aprofundada sobre
IHC, sobre sistemas interativos e os princípios básicos.
Quando um design trabalha
um problema e busca de solução. É sempre com o homem em foco, ferramentas e complementos estão sempre voltados as
deficiências humanas.
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