A Internet
Switches,
roteadores, protocolos, modelo de comunicação, camadas Antes de 1957, os computadores eram
dispositivos muito grandes e caros e incapazes de executar mais de uma tarefa
por vez, característica conhecida como processamento em lote. Esse fato tornava
a execução de programas uma tarefa trabalhosa, lenta e muito desgastante, pois
os programadores precisavam levar seus códigos, que entravam em uma fila de
trabalhos a serem executados. Não existia o acesso direto aos computadores como
temos hoje.
A Internet é o maior conglomerado de redes de
comunicações em escala mundial, vários computadores e dispositivos conectados
em uma rede mundial pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e
todo tipo de transferência de
dados. carregando uma ampla variedade de recursos e serviços, interligados por meio de hiperligações da World Wide Web e a infraestrutura para
suportar correio eletrônico
e serviços como comunicação
instantânea e compartilhamento
de arquivos.
O acesso à Internet nas
escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa ¿Escola,
Professores e Computadores Portáteis¿ criaram as condições tecnológicas para
que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online,
da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a
facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas
práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e
transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital
para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte
deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento
em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade
de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano
do século XXI e que abordamos na segunda parte.
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